O que fazer em momentos de crise?


Essa é uma pergunta muitas vezes corriqueira e difícil para ser respondida. Primeiramente temos que definir o que é “CRISE”. Até por que o que este termo significa para um, não será necessariamente o mesmo para outro.
crise
cri.se
sf (gr krísis) 1 Med Momento decisivo em uma doença, quando toma o rumo da melhora ou do desenlace fatal. 2 Med Alteração súbita, comumente para melhora, no curso de uma doença aguda. 3 Momento crítico ou decisivo. 4 Situação aflitiva. 5 fig Conjuntura perigosa, situação anormal e grave. 6 Momento grave, decisivo. 7 Polít Situação de um governo que se defronta com sérias dificuldades para se manter no poder. C. anafilactoide: estado mórbido cujos sintomas se assemelham aos da anafilaxia, e que é causado por coloidoclasia. C. coloidoclástica: o mesmo que coloidoclasia. C. de nervos: ataque de nervos. C. de trabalho: complicação ou embaraço nas relações sociais decorrente da falta de serviços em que se empregam as classes menos abastadas.
Dicionário Online Michaelis
Podemos observar que pelo dicionário a palavra crise se apresenta em diversos contextos e formas, porém o que mais me chama atenção é que em determinados casos faz-se necessário e até mesmo indispensável momentos de crise. Perceba na descrição acima que esta terminologia crise, pode retratar “Alteração súbita, comumente para melhora”. Muitas vezes momento de crise nos impulsionam a melhorias.
Tomemos por exemplo o Grupo Pão de Açúcar no início da década de 1990. Uma gigante dos hipermercados enfrentava uma grave crise organizacional e financeira, na época do governo Collor. A empresa estava tornando-se um enorme elefante branco carregando o peso de sua estrutura e processos de gestão incontroláveis. Dar-se inicio ao processo de reestruturação o qual teve como objetivo principal recuperar a eficiência perdida, principalmente nas fases de expansão e que culminaram num sistema organizacional difícil de gerir.
Um dos alicerces para o início do avanço da empresa em meio ao momento de crise foi detectar, identificar e reconhecer suas fraquezas. Momentos de crise devem nos fazer repensar quem somos e que estamos nos tornando, seja como indivíduos ou em forma de uma organização empresarial. Estes momentos devem nos levar às nossas metas e alvos estabelecidos lá no início. Aonde erramos? Como erramos?
O Grupo Pão de Açúcar ainda na década de 1990 repensa toda sua metodologia mercadológica, sua missão, seu foco no mercado, planejamento estratégico e financeiro. No nível interno foi quebrada a estrutura antiga de poder e dominação, substituindo lideranças através de promoções internas de executivos ou recrutamento e seleção de profissionais no mercado que tivessem o perfil de competência desejado. Com isso o clima organizacional começa a mudar com líderes sem vício e focados no negócio.
O Pão de Açúcar melhorou sua imagem perante o mercado, restabeleceu seu foco de negócio, reduziu custos operacionais, incentivou a fidelização do cliente, enfim ressurgiu como uma empresa melhor, mais organizada e competitiva. Lições como esta nos mostra que não devemos ficar apenas olhando para crise e seus efeitos, mas sim enxergar nela oportunidade de se reinventar e tirar vantagem da mudança tornando-se mais competitivos.
Quando uma tempestade é vista de cima por satélite, esta parece estar destruindo tudo da mesma forma, porém, quando vista em terra, é perceptível que algumas casas são destelhadas e outras não, vizinhanças completamente devastadas e outras muito próximas, simplesmente, intactas. Desta forma também se faz nos momentos de crise, existem dois pontos de vista; o ponto de vista ofuscado pela tempestade que nos impede de reconhecer realmente a gravidade e aonde e como esta afetará pessoas, empresas e padrões de negócios e outra visão mais privilegiada, sim, também em partes mais arriscada, mas esta visão te permite compreender verdadeiramente, o motivo das perdas, quais fraquezas foram detectadas e também o grande por que das resistências e suas forças.
Podemos nos martirizar em meio as constantes crises ou avançarmos mais fortes e hábeis para novos desafios, sabendo que as crises sempre existirão, mas nós podemos resistir e mais, podemos sair delas mais fortes e preparados. Tudo depende do seu ponte de vista.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu recado.

Copyright © 2015 MarketingPraVC | Powered By Fjorten Co.
Scroll To Top